Spread the love

É bem comum encontrarmos purificadores em navios, seja na planta de óleo combustível e/ou óleo lubrificante dos motores.

Um problema comum é quando esse carinha começa a jogar o óleo (Diesel ou Lubrificante) para fora.

Quando acontece esse problema é comum haver um o-ring danificado, mas quando não é isso o problema, o que devemos fazemos?

Cada modelo de purificador tem sua peculiaridade de funcionamento, esse problema de jogar óleo para o Sludge (para fora) pode ser identificado por um alarme de baixa pressão na descarga ou simplesmente jogar bem pouco pra fora e não alarmar nada.

Depois de inúmeras vezes que abri o purificador para manutenção, acredito estar pronto para passar alguns passos para você solucionar esse problema.

Caso tenha o equipamento Alfa Laval  e não aguenta mais o alarme PT4 – LOW Oil backpressure com certeza esse artigo foi feito para você.

Verifique o Disco de Gravidade

Uma vez o disco de gravidade estando errado, o óleo pode ser jogado pra fora ou água pra o “óleo limpo”.

Uma inspeção pode ser feita na saída da borra do purificador, lá você pode observar se está perdendo óleo.

Um disco menor do que o especificado representa óleo bom indo para o sludge (jogado fora), um disco maior do que o especificado pode sair água junto com o “óleo limpo”

Para uma seleção correta deste disco é necessário checar o monograma , cheque no manual do equipamento.

Os parâmetros usados são a temperatura de operação, a densidade do óleo purificado e a vazão desse óleo.

Você pode chegar a densidade do óleo lubrificante com o fabricante e o Diesel no documentento de abastecimento, normalmemte essa informação vem a densidade à 15ºC, logo você checa a densidade e acha em qual curva ela se encaixa, siga a curva até a temperatura de operação de purificação, após isso você traça uma reta horizontal ligando até o outro gráfico, no qual vai representar o diâmetro do disco de gravidade em relação à vazão. *(veja os exemplos da linha sólida e tracejada)

Efeito: Joga pra fora e Não Alarma ou Sai Óleo com Água

Limpeza no Purificador

Na parte do purificador no qual comanda o fechamento da cuba pode haver sujeira, uma cor meio barrenta

devido a sujeira da própria água, muitas vocês quando você olhar  é possível não identificar tal sujeira, por

isso faça uma limpeza profunda nessas partes para garantir a mobilidade das peças de forma perfeita, limpe o tanque no qual fica essa água, normalmente em baixo do purificador. Se o problema for sanado   instale um filtro na linha de alimentação de água desse purificador, cheque o manual para saber a micragem necessária para garantia da qualidade da água de controle.

Efeito: Normalmente essa sujeira não permite a movimentação correta das peças,  pode jogar pra fora, uma vez a cuba fechada de forma indevida.

Abra a tampa e visualize se existe óleo indo para sludge.

Válvula de Segurança do Trocador de Calor

Se você usa um aquecedor antes do purificador, cheque para ver se o óleo não está sendo jogado por lá, pela válvula de segurança, é raro acontecer isso, mas pode vir à acontecer, desconecte a tubulação que leva da válvula de segurança ao sludge e observe se óleo está perdendo por lá .

Efeito: Slude sobe, não alarma e chora.

Configuração de Frequência

Cheque se a configuração da frequência está correta se é 50 ou 60Hz.

Efeito: Mal funcionamento.

Óleo lubrificante

Cheque a temperatura de operação e dependendo do modelo existe um step de iniciação do purificador.

Caso o óleo a ser purificado esteja mais de 24 horas sem o purificador , no Alfa Laval P605 é recomendada a lavagem de 5 em 5 min até o óleo ter passado 2x pelo purificador.

Para saber isso, você precisa calcular a vazão da bomba, quanto óleo tem no cárter, descontar os tempos da lavagem, isso é necessário pois se colocar uma lavagem muito longa no início com óleo muito sujo, pode sujar o purificador muito rápido e logo sujar antes da hora.

Cheque o manual do equipamento para essa mudança e procedimentos de partida.

Efeito: Alarma Possivelmente.

 

Certifique-se das mangueiras de água estejam conectadas corretamente e se a *FLOW VALVE está no tamanho correto.

Tente fazer alguns testes e observe sempre se o óleo está indo pro sludge.

*Flow Valve: São Restrições com diametros diferentes usadas na alimentação de água do purificador


Rodrigo Bohrer
Rodrigo Bohrer

Oficial da Marinha Mercante apaixonado por máquinas e equipamentos navais. Atualmente graduando em engenharia mecânica e se especializando em Design de Motores Diesel.