Spread the love

Desde o início da minha carreira, há mais de 11 anos, quando passava em alguma embarcação com o clima pesado e tenso, me perguntava o que acontecia aqui para que esse ambiente fosse tão ruim?

Quando conversava com as pessoas na maioria dos casos escutava a mesma resposta… e sempre a resposta era uma queixa de uma pessoa específica em cargo gerencial, reponsável de Gerenciar e Liderar algum setor da embarcação…

Quando eu analisava a pessoa, na maioria dos casos tinham o mesmo perfil:

• Gerente de sessão, extremamente cobrado pela empresa, porém reagia mal sob pressão(ou seja baixa Inteligência emocional);

• Mantinham o controle via medo (“se não fizer será demitido, e você sabe que o mercado está ruim…”);

• Não cresciam profissionalmente e não deixavam os outros crescerem;

• Não tinham seguidores ou admiradores (ninguém queria trabalhar com eles ou queria ser iguais a eles no futuro);

Vejo as empresas cobrarem exatamente o que elas querem, porém com conceitos errôneos. Elas cobram que se gerencie melhor as pessoas, porém pessoas não são gerenciadas

Pessoas são lideradas, e aí começa o erro…

Podem-se gerenciar processos, planejamentos, instruções… Gerencia-se o involuntário. O Voluntário se lidera. Como você gerencia quando um funcionário está fazendo algum processo errado? Há alguma ferramenta de processo que diga o que fazer? Provavelmente sim, talvez um treinamento ou uma reciclagem…

Agora como gerenciar quando o seu funcionário chega e diz que está desmotivado e que só vem trabalhar porque precisa do dinheiro no final do mês? Que ferramenta usar para motivar este funcionário? Não há formula certa ou mágica… Nem processo correto… O processo é variável… Não é ciência exata… Cada pessoa terá a sua abordagem específica… Como ensinar a abordagem correta? Como cobrar a abordagem correta? Difícil não?

Mas afinal o que é liderar? Vamos a algumas definições interessantes, segundo o dicionário.

Começando por:

Gerenciar: dirigir (empresa, negócio, serviço) na condição de gerente; administrar, gerir.

Agora vejamos liderar…

Liderar: Exercer o papel de um líder;

Líder: pessoa cujas ações e palavras exercem influência sobre o pensamento e comportamento de outras.

Para mim a melhor definição de Liderança é a do autor James C. Hunter no livro o Monge e o Executivo (é um dos livros que eu mais indico para qualquer pessoa no Cargo de Gerência que quer virar um líder):

“Liderança é a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem de todos”

Então vejamos com mais calma…

É uma habilidade… “ahh mas eu não nasci com essa habilidade”… Pensa comigo… Sendo uma habilidade, ela pode ser nata ou adquirida, basta estudar e praticar… Você está estudando? Se leu este artigo pelo menos até aqui… sim você está começando a estudar e parabéns por isso!! Agora falta o restante do artigo e a prática…

Vamos  continuando …

É a habilidade de influenciar pessoas para trabalharem entusiasticamente, né? Mas o que é influenciar?? Vamos ao dicionário de novo…

Influenciar é causar ou sofrer uma modificação física ou intelectual…

“Mas isso não é ruim?”… Depende… Se for usado para causa própria e para o mal sim (Hitler fez isso…) Porém se for usada para o bem de todos, tem um potencial de beneficiar a humanidade, e eu não brinco quando digo… BENEFICIAR A HUMANIDADE!!(Jesus fez isso muito bem… Gahndi… Martin Luther King Jr…).

E o que seria Entusiasticamente? Com paixão, com motivação, com boa vontade… Daí vem algumas perguntas… Seus liderados trabalham motivados? Certeza? Ou eles estão só pelo salário no final do mês? Como motiva-los?

Continuemos… já estamos acabando…

Visando atingir objetivos identificados como sendo para o bem de todos… Os objetivos dos seus liderados também são os seus objetivos? Os seus objetivos são os deles? Ou na sua empresa, na sua família, no seu meio social é cada um buscando os seus próprios objetivos? Cada um por si e Deus por todos?

Você lembra aqueles gerentes que falei lá no inicio? Você acredita que eles lideravam? Infelizmente não… Mas também ninguém os ensinou a fazer, lembra?

A maioria das empresas está ensinando a… Gerenciar… E recorda que eu também falei que aí estava o erro, por isso em certas organizações o clima é tão pesado, por isso em determinados setores ninguém quer ir trabalhar, por isso a rotatividade em determinas empresas é tão alta.

Olhando para a sua empresa o que você vê? A sua empresa está liderando você? Você está liderando realmente a sua equipe?

“Tá OK… Entendi… Agora… Por onde começar a Liderar??”

Acredito que pelo final da frase do James C Hunter é a melhor maneira, gosto de chamar isso de engajar… Todos conseguem ver quando a equipe inteira está engajada para um determinado fim, todos estão alinhados, tudo caminha certo.

Pra gerar este engajamento, primeiro deve-se conhecer a sua equipe? Você os conhece? Conhece os objetivos deles? Do que eles gostam mais no trabalho? E em casa? Como se veem daqui a 5 ou 10 anos? Aonde querem chegar profissionalmente? E na vida? Está entendendo a profundidade disso?

O ponto seguinte é… E você? Quais são os seus objetivos? Aonde você quer chegar? Como você se vê daqui a 5 ou 10 anos? As suas respostas estão alinhadas com a dos seus liderados? Procure as semelhanças, veja onde os seus objetivos vão ajudar o do próximo ou vice e versa… Converse sobre os seus objetivos e sobre o dos seus liderados e alinhe o objetivo comum e deixe bem claro que esse é o Objetivo comum, trabalhe para atingi-lo  e também trabalhe para eles atingirem. (Faça!!)

O que você acha que essa atitude produz? Quando o seu liderado vê você querendo atingir o objetivo dele, e isso também é comum a você?  Você não acha que isso causaria uma modificação intelectual no seu liderado?

O que é modificação intelectual… Influ… Sim, você acabou de Influenciar o seu liderado!!! Parabéns você está no caminho!!

O que ficou faltando? Ah sim a parte de Habilidade, né? Lembra?

Nato ou adquirido… Se você não nasceu com esta habilidade… Adquira!! Se chegou até aqui já melhorou o seu conhecimento (estudou) agora falta praticar!!!

Assista uma breve entrevista do CFM Lima falando sobre a Carreira e Liderança

 

Então conheça melhor os seus liderados, converse, alinhe, engaje, estenda a mão!! Nunca esqueça, é para o bem de todos!! Não é pelo meu objetivo, é pelo NOSSO objetivo!! Não é o que eu quero, é o que NÓS queremos!! Não é muito mais agradável de ouvir: NOSSO!! NÓS!!

Influencie com as suas atitudes em busca do objetivo COMUM (que VOCÊS decidiram) e os seus liderados vendo, vão repetir e todos vão trabalhar engajados!! Essa é a mágica!!

Que nós possamos liderar melhor e atingir todos os nossos objetivos comuns e para nós do Casal Coach atingirmos o nosso objetivo comum, precisamos começar alinhando.

Então… Quais são os seus Objetivos? Onde vocês se veem daqui a 5 ou 10 anos? Do que vocês mais gostam nos seus trabalhos agora?

E o que vocês mais gostam nas suas vidas hoje? Vamos alinhar o nosso Objetivo comum? Responda as perguntas na caixa de comentário abaixo para alinharmos o nosso objetivo comum!! Caso tenham perguntas também, é só deixar abaixo que responderemos com todo o prazer!!

Publicado originalmente no nosso blog do Facebook @casalcoachlimarchs

 

Referências:

[Artigo Adaptado, link do Original : https://www.linkedin.com/pulse/lideran%C3%A7a-bordo-adalberto-da-cruz-lima-filho/]